Gabriel e Santiago entrevistados pela Locutora Rosângela Matos da 104,9 FM

Entrevista concedida à Rosângela Matos Locutora da Rádio 104,9FM - A Estação Mais / Pereira Barreto-SP dia 28.10.2016 O Programa Ritmos vai ao ar de 2° à 6°feira das 10 horas ao Meio Dia pelo site www.pereirabarretofm.com.br

Quiropraxia o que é e para que serve


 Sócrates já dizia em sua época: "Buscai primeiro na coluna os males do corpo" pois bem, eu explico:

A partir dos primeiros instantes de nossa fecundação em útero materno, logo após iniciar-se o desenvolvimento embrionário, percebemos que em primeira instância são formadas as ramificações nervosas e a partir desta, os órgãos internos, os órgãos vitais, como fígado, coração,rins,pâncreas,  etc.

Esta ramificação nervosa assemelha-se à "ramos de trepadeira" e se estendem ao longo de todo nosso corpo, passando principalmente pela coluna vertebral e tem ligação direta com os órgãos internos.

São essas ramificações nervosa que vão avisar o S.N.C (Sistema Nervoso Central) que alguma coisa não vai bem em nosso corpo, inclusive as sensações de frio, calor, formigamento, ausência de sensibilidade, dor entre outras.

Agora onde entra a quiropraxia nisso tudo?

Bem, entre as vértebras há um espaço reservado para a passagem dessas ramificações nervosas, e quando há mal posicionamento dessas vértebras, ocorre um estrangulamento dessa ramificação, isto pode ocorrer por ex. por mal postura, ficar muito tempo em uma posição, falta de alongamento muscular, posições inadequadas a distribuição do peso da massa corpórea,sendo assim, elas tem seu fluxo de informações interrompidas.

Quando isto ocorre, vai se formando uma calcificação ao redor da área que pode evoluir para uma hérnia de disco, como se ali ficassem empossadas as informações e seu fluxo interrompido. 

Em muitos casos atendidos em meu consultório, onde os pacientes reclamam de cefaleia (dores de cabeça), vertigem, zumbido no ouvido, dor de estômago, má digestão, intestino preso, constipação, cãibras, má circulação de membros inferiores e superiores, torcicolos, estão  diretamente ligados a este problema de fixação de vértebras e estrangulamento da ramificação nervosa que passa por ela. 

Então quando aplicamos as manobras de quiropraxia (alinhamento do esqueleto), há  a liberação no fluxo dessas informações ao SNC, há uma melhor drenagem local dos fluídos intrínsicos (líquidos dentro das células dos tecidos) e por consequencia disto, o paciente vai tendo uma recuperação gradual e natural, sem necessitar de intervenção medicamentosa, o que em muitos casos trata apenas o efeito (a dor) mas não resolve a causa (fixação das vértebras por mal posicionamento e estrangulamento da ramificação nervosa).

A Terapia de Quiropraxia  é aplicada em muitos países e hoje no Brasil já existem universidades que ministram o curso a Nível de Formação Superior.

Atenção:

Apesar desta técnica ser empregada a muito tempo sem citação por leigos, o vulgo estralar de ossos, não recomendamos que seja feita por pessoas não habilitadas porque, para que estas manobras sejam efetivas, é necessário uma avaliação clinica minuciosa manual, com um profissional conhecedor da anatomia docorpo humano e confirmação do diagnóstico atraves de radiografias para que, nao seja executada de forma errônea provocando outros  distúrbios.


Em alguns casos há a necessidade de se fazer "tração" ou seja, "afastar" as duas vértebras para que haja alongamento do feixo muscular que as envolve, trazendo as mesmas para sua posição de origem e liberando a ramificação nervosa que esta sendo comprimida.


Consulte sempre seu médico ou fisioterapeuta antes de tomar qualquer iniciativa, ou um profissional qualificado na área da saúde, oriente-se, tire dúvidas antes de proceder.


Nos casos de osteoporose, há necessidade de cuidados maiores e em muitos quadros da osteoporose, não se deve fazer o emprego desta técnica, por este motivo antes de realizá-las, solicitamos radiografias, para não realizar manobras em vértebras acometidas desta patologia.

Dra.Rosângela Matos
Terapeuta em Quiropraxia CRT  26146
Jornalista MTB 54903/SP






espero qeu

Espero que tenham gostado,

Estarei à disposição para eventuais esclarecimentos através de VÍDEO CONFERÊNCIA  em nosso WEBCHAT, localizado no início do blog.

Participe e convide seus amigos, fique de olho em nossa agenda de eventos, se quiser receber as datas e horários por email, envie o seu email para 

dra.rosangelamatos@hotmail.com  ou 
dra.rosangelamatos@gmail.com

Estarei aguardando por você.

Obrigada.
 
Dra.Rosângela Matos
Terapeuta em Quiropraxia CRT  26146
Jornalista MTB 54903/SP


FILANTROPIA - Equipe da Viva - Assoc. em Prol da Saúde no Estado de São Paulo

Seguidores